Reny de Oliveira foi a última testemunha
Devido ao grande sucesso dos programas musicais, a Record em 1968 decidiu investir na teledramaturgia e portanto nasceu a primeira novela da década de 60 da emissora, "A Última Testemunha", de Benedito Ruy Barbosa.
A história que Benedito trouxe a tela da Record era um pouco tanto polêmica, e tinha como objetivo responder a 3 indagações:
- Pode um cega, surda-muda testemunha a verdade?
- Pode uma professora do interior se salvar dos ataques das grandes cidades?
- Deve um juiz aplicar cegamente a lei, sem considerar as circunstâncias?
A novela levantou uma questão que foi muito discutida na época pela sociedade: "Uma pessoa cega surda-muda pode ser testemunha de um crime?".Coube a Reny de Oliveira que vinha do teatro e em seu primeiro papel na tv interpretar a jovem Biba, que era deficiente e testemunha de um crime.
Reny Oliveira interpretou um papel idêntico a esse no teatro, na peça "O Milagre de Anne Sullivan", que contava exatamente a história de uma menina cega, surda e muda, uma história real que contava sobre a vida de Helen Keller, que mesmo tendo essas deficiência foi alfabetizada pela sua professora Anne Sullivan e se tornou um celebridade nos Estados Unidos. E foi desta história real que o autor Benedito Ruy Barbosa se baseou para escrever "A Última Testemunha".
Ayres Pinto, Lolita Rodrigues e Suzana Vieira
Na novela quem dava a vida a professora era a atriz Suzana Vieira que interpretava Maria Teresa, ela ensinava o alfabeto dos surdos-mudos para Biba que tinha presenciado o assassinado de Estela (Márcia de Windsor). E a partir dessa fato se criava um mistério de quem era o assassino e como Biba poderia provar a sua acusação. No último capítulo, Biba em seu depoimento comunicando-se através de sua professora Maria Teresa, sente o cheio que sentiu na noite do crime e aponta para Nestor (David Neto), marido de Estela como o assassino. A menina obviamente por ser cega não havia o visto, muito menos por ser surda não tinha o ouvido, mais pelo seu olfato sentiu o cheio e conseguiu provar a verdade.
Curiosidade sobre "A Última Testemunha":
- A novela foi lançada no horário das 19 hrs, mais não fez sucesso pois bateu de frente com as novelas "Antônio Maria" da TV Tupi e "Legião dos Esquecidos" da TV Excelsior, grandes sucessos na época.
- Também marcou a estréia em telenovelas de Reny de Oliveira, Márcia Maria e Adriano Stuart.
- A novela trazia grandes nomes da teledramaturgia atualmente, como a consagrada Laura Cardoso, Suzana Veieira, Lolita Rodrigues, Fúlvio Stefanini e o cantor Agnaldo Rayol.
Elenco: Suzana Vieira, Agnaldo Rayol, Reny de Oliveira, Ivan Mesquita, Lolita Rodrigues, Márcia de Windsor, Fúlvio Stefanini, Altair Lima, Laura Cardoso, Percy Aires, Geórgia Gomide, Márcia Maria., Adriano Stuart, Teresa Campos, Verinha Darcy, Maurício do Valle, Elizabeth Gasper, Helena Ignez, David Neto, Ayres Pinto, Henrique César, Maria Cecília, Germano Filho.
Autor: Benedito Ruy Barbosa
Direção: Walter Avencini
O "Memórias Record" que hoje relembrou a novela "A Última Testemunha" no próximo sábado está de volta e vamos relembrar juntos a novela "Vendaval" do ano de 1973 da Record.